O que é a Naturologia?

Naturologia é um conhecimento da área da saúde, embasado na pluralidade de terapêuticas naturais e vitalistas, a partir de uma visão multidimensional e da relação de interagência para o desenvolvimento da saúde integral.

A palavra Naturologia é de origem greco-latina: natura+logos, e se refere ao estudo dos recursos naturais.

Embora existam muitos cursos técnicos relacionados às terapias naturais, a Naturologia Aplicada surge como curso superior (graduação) na Universidade do Sul de Santa Catarina e em seguida na Universidade Anhembi Morumbi, com duração de 4 anos e meio. Abrange a utilização de um número variado de terapias naturais como ferramentas para o tratamento, bem como outros conhecimentos básicos importantes para a atuação terapêutica.

Entre os conhecimentos usados, destacam-se na área de ciências humanas: fundamentos de psicologia, embasamentos filosóficos, antropologia e sociologia; em ciências biológicas: biologia, fisiologia, anatomia, neurofisiologia, farmacologia; e outras bases como: fundamentos das medicinas tradicionais chinesa, ayurvédica e vibracional, antroposofia, terapia dos sonhos, arteterapia, aromaterapia, psicoterapia, massoterapia, fitoterapia, reflexologia, iridologia, essências vibracionais, florais de Bach, nutracêutica e outras.

Como atua o profissional Naturólogo?

O naturólogo pode atuar em consultório com as terapias naturais de forma individual e com grupos em instituições como hospitais, empresas, escolas, asilos, clínicas. Seu grande foco é auxiliar a pessoa ou o grupo a despertar a arte, a essência que existe dentro de cada um.

Reconhece a importância da multidisciplinaridade nos tratamentos de saúde, o que consiste em unir sua prática com a de outros profissionais como médicos, psicólogos, fisioterapeutas, nutricionistas, educadores físicos e outros.

Os tratamentos feitos com as terapias naturais são conhecidos de diversas formas, por exemplo: medicina complementar, medicina alternativa ou mesmo terapias complementares. No entanto, podem ser aplicados como forma principal de tratamento em um grande número de casos, o que não exclui a possibilidade de se fazer um tratamento em conjunto com outras áreas da saúde.

Para saber mais sobre quem pode se beneficiar com os atendimentos de Naturologia, acesse “a quem se destinam os atendimentos“. E para informações sobre cada terapia, utilize o menu à direita.