Aromaterapia

O que é
Aromaterapia é a utilização dos óleos essenciais para a promoção da saúde. Óleos essenciais são substâncias naturais, ricas em princípios ativos voláteis, extraídas dos vegetais. São absorvidos através de duas principais vias: cutânea, quando são misturados em cremes, óleos de massagem, sabonetes, banhos, compressas ou cataplasmas; e pela via olfativa, quando inalados.
Como funciona
Os óleos essenciais, por terem princípios ativos voláteis, são absorvidos com muita facilidade pela via olftiva. O olfato, de acordo com estudos de fisiologia e neurofisiologia, tem relação direta com o sistema límbico, que por sua vez é responsável pelas emoções e memórias antigas. Baseado neste raciocínio, explica-se a forte atuação emocional dos óleos essenciais. Além disso, os princípios ativos, ao penetrarem na corrente sanguínea, desencadeiam reações químicas no organismo, atuando assim, também a nível físico.
A mistura de mais de um óleo essencial é chamada de sinergia, e resulta em um efeito mais complexo do que a soma dos benefícios de cada óleo isoladamente.
A aromaterapia pode ser conciliada com todas as práticas, misturando-se os óleos essenciais na água, junto com plantas, na argila, nos óleos de massagem, através de difusores que facilitam a aromatização do ambiente ou mesmo em pontos e áreas específicas do corpo.
Como possuem princípios ativos que promovem mudanças químicas no organismo, é necessário que haja atenção e estudo para sua utilização, pois podem causar efeitos adversos.