Reflexoterapia

O que é

A reflexoterapia é uma prática que tem como função avaliar e tratar desequilíbrios através da manipulação e estimulação de pontos e áreas reflexas do organismo localizadas nas mãos, nos pés e em outros microsistemas do corpo.

Como funciona

Os pontos reflexos estão presentes em todo o organismo, no entanto, existem zonas com maior concentração de terminações nervosas e consequentemente com maior número de pontos. Estas zonas são chamadas de microsistemas, pois possuem relação com os órgãos internos e sistemas do corpo. Entre elas podemos citar as mãos, os pés, as orelhas, a face, a língua, o crânio.

No caso da reflexoterapia, são utilizados principalmente as mãos e os pés. Um estímulo dado nessas regiões é enviado ao sistema nervoso central e como resposta atinge também o órgão relacionado com a terminação nervosa estimulada, promovendo assim a harmonização dos desequilíbrios presentes. Consiste em uma terapia natural simples por não necessitar nenhum material além das próprias mãos e ao mesmo tempo complexa por utilizar pontos muito especícicos no corpo, o que exige do profissional um estudo bastante aprofundado.

Histórico

A origem da reflexologia remonta à antiguidade. Algumas bibliografias citam que ela é originária da China, onde a estimulação de pontos reflexos como forma de terapia, já era praticada por volta de 4000 a.C. No Egito, existem registros em pinturas da prática da Reflexologia datados por volta de 2500 a 2330 a.C.

No ocidente este estudo se iniciou com os estudos neurológicos de Henry Head datados de 1890. Novos horizontes surgem até os dias de hoje, quando podemos encontrar diversas pesquisas científicas sendo produzidas em todo o mundo e comprovando o efeito da terapia.