Geoterapia

O que é
Geoterapia é a prática que utiliza a terra (argila), suas propriedades de troca, composições minerais e efeitos da temperatura da argila (bem como na hidroterapia) com fins terapêuticos.
Como funciona
Através de cataplasmas, compressas, ingestão, banhos, máscaras, massagens, pulverização, entre outros a geoterapia atua com suas propriedades de troca energética (telúrico magnética, osmótica, iônica), favorecida por sua composição química e ações de variadas temperaturas utilizadas na água misturada à argila.
A argila tem um poder de ação desintoxicante, cicatrizante, antisséptico, antitóxico, absorvente, bactericida, cicatrizante, energizante. Seus efeitos dependem da composição química, do tipo, do local de onde é retirada, do armazenamento e da forma de preparo da argila utilizada.
A principal composição da argila são cristais de quartzo, que tem uma capacidade de memorizar as informações de onde passam ou vivem. Isso fortalece a explicação da grande ação energética da argila, já que todo o conhecimento e vivência armazenados por tais cristais vêm como bagagem acrescentando no tratamento.
Com a geoterapia pode-se conciliar a aromaterapia, a fitoterapia, a talassoterapia para potencializar seus efeitos terapêuticos, dependendo dos objetivos dos tratamentos.
Encontram-se argilas de variadas cores e cada uma com diferentes composições químicas como: verde, vermelha, amarela, branca, cinza, lilás, preta.
O uso interno e externo, devem sempre ser feitos com orientação de um naturólogo, pois, bem como os tratamentos convencionais, para a utilização das terapias naturais são necessários cuidado e conhecimento pelo fato de também existirem contra-indicações e indicações específicas.