A importância da Visão Naturológica na utilização das Terapias Naturais

A partir de um olhar que aborda o Ser Humano como uma unidade coerente e indivisível, o trabalho naturológico integra a capacidade criativa da arte através da educação para a saúde durante a relação terapêutica.

Neste fenômeno ativo e participativo, no qual a pessoa cuidada passa a ser parte fundamental de seu próprio tratamento, surge como resposta principal desta transversalidade – sem o domínio de nenhuma das partes mas sim através do diálogo e compromisso entre elas – a identificação na responsabilidade por sua própria saúde.

Visar uma saúde melhor na abordagem naturológica não é necessariamente estar ausente de sintomas, nem tampouco prescrever um estilo de vida a ser seguido, mas se dar conta da totalidade dos fenômenos de saúde e do adoecer. Sob este aspecto, a Naturologia pode vir a prevenir doenças, embora esse seja um efeito secundário de algo maior. Logo, “promover saúde” é o conceito que estaria mais próximo à “saúde melhor”, a qual todos os seres almejam.

Durante uma terapêutica naturológica, uma das propostas no tratamento é lidar com a educação de forma aberta e dinâmica, efetivando durante cada encontro o ato educativo através de uma ação e reflexão crítica, ética e solidária. Neste caso, aborda-se Educação com um significado de defender a vida, ampliando-a cada vez mais, fomentando a responsabilidade individual e a cooperação coletiva para que os envolvidos na terapêutica sintam-se parte integrante do mundo.

A Naturologia, portanto, aborda a educação além do pensamento e da reflexão, aborda também através da sensibilidade para a arte. Essa arte, fruto do próprio processo educativo, é criadora de novas possibilidades em Ser na esfera da livre expressão, da espontaneidade, da autenticidade, da criatividade e do autoconhecimento.

Com graduação em Naturologia Aplicada, especialização em Terapia Corporal Reichiana e DMP (Deep Memory Process), realizo os atendimentos de naturologia em consultório baseado nos fundamentos da terapia corporal e em conjunto com sessões de regressão (DMP). Amo educação. Considero-a como a base para o autoconhecimento e para a saúde. Atuei com educação ambiental para crianças através de horta escolar e com projetos de revitalização cultural com o povo Mbyá Guarani, trabalhos que me deram base para entender a relação do ser humano com a natureza e universo ao qual pertence. Hoje, além de atendimentos em consultório e trabalhos com grupos de terapia, aprecio estar com a família, fazer esportes, aproveitar momentos em contato com a natureza e escrever sobre minhas reflexões nas áreas de terapia, ecologia, sustentabilidade, consumo consciente e saúde.

Website: https://www.vidapora.com.br

Vida Porã

 

Rua Prof. Marcos Cardoso Filho, 820, Sala 5

Córrego Grande, Florianópolis, SC

Telefone: (48) 99147-4109

Entrar em contato por email

Log in