Por que fazer terapia? Ela pode ser útil para mim?

Sentimos alguns desconfortos na vida aqui ou ali, mas será mesmo que é preciso procurar ajuda?

“Me sinto bem… não passei por grandes traumas e apesar de saber que houveram momentos difíceis, minha infância sempre foi repleta de apoio e carinho familiar, por isso não preciso de terapia.”

Isso é o que muitas pessoas dizem quando se deparam com alguma dificuldade na vida, seja esta um conflito interno ou dificuldades de relacionamento.

Mas afinal, de que forma poderia servir a terapia para alguém que considera desnecessário e que pode lidar com seus problemas sozinho?

 

O que acontece quando encontramos dificuldades?

Não é sempre que podemos ser quem realmente somos. Inundações de pensamentos e emoções indesejadas, sensações desagradáveis e impulsos que não podem ser realizados refletem a diferença entre partes internas que se move em sentidos contrários.

Se colocarmos a atenção no que acontece com o corpo ao querer ser algo diferente do que se é, certamente identificaremos um certo desconforto que pode ser percebido como uma sensação de peso, de falta, uma agitação, ansiedade ou tensão muscular.

 

E qual é a função da Terapia?

Aí entra o principal papel da terapia. Mais do que ajudar a pessoa a encontrar soluções para suas dificuldades, ela tem o objetivo de proporcionar um ambiente seguro para a expressão do “Eu”. Um ambiente seguro para sermos verdadeiros com nós mesmos. Um local onde podemos sentir aquilo que sentimos, pensar aquilo que pensamos e também expressar aquilo que temos vontade de expressar e que, não encontramos formas de fazer em nossa vida.

Ao sermos coerentes externamente com aquilo que se passa internamente, uma grande luta interna se extingue. Passa a não ser mais preciso esconder aquilo que não podia ser experimentado e consequentemente, a energia empenhada na evitação fica descomprometida com essa função e passa a estar livre para ser utilizada da forma como desejarmos, ou seja, fazer aquilo que gostamos e consideramos realmente significativo.

Além disso, há também um outro grande benefício de sermos capazes de reconhecer e expressar aquilo que somos. De uma forma elementar a vida livre gera mais vida. A vida restrita padece e se extingue. Permitindo o funcionamento livre de corpo, sentimentos, sensações, sem precisar evitar aquilo que não se deseja naturalmente estaremos mais vivos e desfrutaremos de todos os benefícios que a vida nos possibilita como por exemplo o prazer, realizações, criatividade, vontade e qualquer outra qualidade que desejarmos alimentar e experimentar.

 

Para quem a terapia pode ser util?

Portanto, se você possui dificuldades e consegue percebê-las de forma clara a terapia pode te ajudar a experimentar aquilo que é difícil e encontrar o alívio necessário para o aprendizado. Porém mesmo que não identifique em si grandes dificuldades e problemas, o ambiente terapêutico propício ao auto-conhecimento, ao reconhecimento e expressão sincera e completa de si pode trazer grandes benefícios para o desenvolvimento de potencialidades.

Alguma dúvida? Compartilhe nos comentários!

Com graduação em Naturologia Aplicada, especialização em Terapia Corporal Reichiana e DMP (Deep Memory Process), realizo os atendimentos de naturologia em consultório baseado nos fundamentos da terapia corporal e em conjunto com sessões de regressão (DMP). Amo educação. Considero-a como a base para o autoconhecimento e para a saúde. Atuei com educação ambiental para crianças através de horta escolar e com projetos de revitalização cultural com o povo Mbyá Guarani, trabalhos que me deram base para entender a relação do ser humano com a natureza e universo ao qual pertence. Hoje, além de atendimentos em consultório e trabalhos com grupos de terapia, aprecio estar com a família, fazer esportes, aproveitar momentos em contato com a natureza e escrever sobre minhas reflexões nas áreas de terapia, ecologia, sustentabilidade, consumo consciente e saúde.

Website: https://www.vidapora.com.br

Vida Porã

 

Rua Prof. Marcos Cardoso Filho, 820, Sala 5

Córrego Grande, Florianópolis, SC

Telefone: (48) 99147-4109

Entrar em contato por email

Log in