Como fazer grãos germinados para alimentação alcalina e viva?

Os grãos germinados são alimentos extremamente nutritivos, fáceis de serem digeridos e ricos em vitalidade. O processo de germinação das sementes para alimentação não é complexo, mas é importante tomar alguns cuidados para garantir a qualidade do alimento.

Primeiramente você vai precisar dos seguintes materiais:

  • 1 pote de vidro (preferencialmente com a boca larga);
  • 1 pedaço de vual com 15cm de diâmetro aproximadamente (o vual é um tecido de cortina e pode ser encontrado em casas especializadas ou lojas de tecidos. Ele é ótimo tecido porque é fácil de ser higienizado, possui grande resistência e sua trama é bem fina impedindo a entrada de pequenos insetos)
  • 1 um elástico de borracha
  • Grão de sua preferência. Pode ser trigo, girassol, milho, lentilha, aveia, cevada. Lembrando que é necessário que o grão esteja inteiro.
  • Água mineral

Os grão demoram um certo tempo para germinar. Por isso, na maioria das vezes, você irá iniciar em um dia o preparo da alimentação do dia seguinte. Cada grão possui um tempo de germinação mas no geral varia em torno de 24 horas.

Com os materiais em mãos, você deverá seguir os seguintes passos.

1- Hidrate o grão:

grãos germinadosEncha ⅓ do pote de vidro com o grão desejado e complete o restante com água mineral. Cubra o pote para não cair sujeira e deixe os grãos hidratando por 12 horas.

2- Escorra a água e deixe respirar

Após este período de hidratação, escorra a água, lave uma ou duas vezes os grãos deixando apenas as sementes úmidas no pote.

3- Tampe o pote com o vual e prenda-o com o elástico.

Grãos germinadosO vual impede o acesso de insetos, permite uma pequena circulação de ar e ajuda a segurar as sementes dentro do vidro.

4- Vire o pote com a boca para baixo.
Grãos germinados

Vire o pote em um ângulo de aproximadamente 45 graus. Desta forma é possível escorrer qualquer excesso de água que tenha ficado em meio aos grãos e facilita a circulação de ar nas sementes.

5- Lave os grãos novamente com frequência

A cada 6 horas é importante lavar os grãos. Isso ajuda a manter a umidade necessária para a germinação e evita uma possível fermentação. Refaça esse processo até que o broto aponte.

Quando consumir os grãos germinados?

O melhor momento para consumí-los é quando o broto rompe a casca. Este é o momento de maior potencial energético e nutritivo da semente.

Essas são algumas orientações básicas sobre como germinar sementes que são bastante úteis de forma geral. No entanto é importante ficar atento para questões específicas de cada um.

Uma forma muito boa de consumir os grãos germinados é inserindo eles em sucos. Clique aqui e saiba como fazer sucos com germinados.

Ficou alguma dúvida ou tem alguma contribuição? Compartilhe nos comentários.

Com graduação em Naturologia Aplicada, especialização em Terapia Corporal Reichiana e DMP (Deep Memory Process), realizo os atendimentos de naturologia em consultório baseado nos fundamentos da terapia corporal e em conjunto com sessões de regressão (DMP). Amo educação. Considero-a como a base para o autoconhecimento e para a saúde. Atuei com educação ambiental para crianças através de horta escolar e com projetos de revitalização cultural com o povo Mbyá Guarani, trabalhos que me deram base para entender a relação do ser humano com a natureza e universo ao qual pertence. Hoje, além de atendimentos em consultório e trabalhos com grupos de terapia, aprecio estar com a família, fazer esportes, aproveitar momentos em contato com a natureza e escrever sobre minhas reflexões nas áreas de terapia, ecologia, sustentabilidade, consumo consciente e saúde.

Website: https://www.vidapora.com.br

Vida Porã

 

Rua Prof. Marcos Cardoso Filho, 820, Sala 5

Córrego Grande, Florianópolis, SC

Telefone: (48) 99147-4109

Entrar em contato por email

Log in