Como escolher meu terapêuta?

A escolha do terapeuta é algo muito importante e causa muitas dúvidas em quem decide iniciar um processo terapêutico.

Esta é uma dúvida muito válida pois afinal, mesmo quem nunca fez nenhum tipo de trabalho terapêutico sabe de alguma maneira que quando iniciar, irá se deparar com questões íntimas e possivelmente difíceis de serem admitidas e compartilhadas.

Mas se essa decisão é difícil, o que é preciso levar em consideração ao se escolher um terapeuta?

Daremos aqui algumas dicas básicas que podem nortear e tornar esta escolha mais consciente.

1 – Entrega

O principal fator para o sucesso de uma terapia é a sua disponibilidade de se entregar ao processo. Por isso, ao procurar um profissional, esteja aberto a encarar verdadeiramente suas próprias dificuldades independentemente de quem seja ele e do que você acredita que ele fará em sua terapia.

2- Vínculo

Visto que você estará disposto a se conhecer de forma muito honesta, é fundamental que haja um vínculo de confiança entre você e seu terapêuta. Esse vínculo é construído com a relação, mas pode ser percebido desde o primeiro contato. Por isso busque conhecer pessoalmente o profissional e perceba se você se sente ao menos um pouco à vontade com ele. Este é um sinal que com o decorrer das sessões o vinculo poderá acontecer mais facilmente.

3- Segurança

Um dos papéis do terapeuta é ajudá-lo a lidar com suas próprias questões e dificuldades. Para isso, ele terá que te colocar diante delas. Em alguns momentos será como alguém te empurrando buraco a dentro. Por isso é preciso confiança no terapeuta. Mesmo que você saiba que ele está te empurrando para seu próprio buraco, te colocando frente a frente com suas próprias dificuldades, é fundamental que você tenha confiança para que possa adentrar esses lugares de desconforto e aprender novas formas de lidar com eles.

4- Referência

Outra forma de escolher um terapeuta é através de referências. Se algum conhecido seu tem uma indicação, pergunte a ele como é o trabalho do profissional, veja se pode ser adequado para você, agende uma consulta para conhecê-lo, se abrir para que ele o conheça e possa dizer de que forma acredita que poderá te ajudar.

5- Linha terapêutica

Existem diversas formas de abordagem terapêutica. Algumas podem ser mais racionais, nas quais a terapia é feita basicamente através da conversa, outras são bastante vivenciais nas quais muitas vezes pouco é falado e mais é experimentado corporalmente, outras ainda trabalham liberando os bloqueios à nível energético. Para uma escolha adequada à sua realidade é preciso que você saiba qual é o seu perfil e com que tipo de terapia se identifica mais. Se não souber exatamente, não exite em experimentar algumas diferentes antes de permanecer por um período maior em alguma delas.

Outro ponto importante a se considerar com relação a linha terapêutica é que muitas vezes a terapia que você precisa é justamente aquela que te causa a princípio maior estranhamento. Esta pode ser a terapia que toca em suas maiores dificuldades e que proporcionará portanto maior oportunidade de crescimento.

Ainda restou dúvidas sobre como escolher seu terapeuta? Tem mais alguma dica importante? Compartilhe nos comentários.

Com graduação em Naturologia Aplicada, especialização em Terapia Corporal Reichiana e DMP (Deep Memory Process), realizo os atendimentos de naturologia em consultório baseado nos fundamentos da terapia corporal e em conjunto com sessões de regressão (DMP). Amo educação. Considero-a como a base para o autoconhecimento e para a saúde. Atuei com educação ambiental para crianças através de horta escolar e com projetos de revitalização cultural com o povo Mbyá Guarani, trabalhos que me deram base para entender a relação do ser humano com a natureza e universo ao qual pertence. Hoje, além de atendimentos em consultório e trabalhos com grupos de terapia, aprecio estar com a família, fazer esportes, aproveitar momentos em contato com a natureza e escrever sobre minhas reflexões nas áreas de terapia, ecologia, sustentabilidade, consumo consciente e saúde.

Website: https://www.vidapora.com.br

Vida Porã

 

Rua Prof. Marcos Cardoso Filho, 820, Sala 5

Córrego Grande, Florianópolis, SC

Telefone: (48) 99147-4109

Entrar em contato por email

Log in