Menu

Hidroterapia

 Vida Porã - Hidroterapia

O que é

A hidroterapia é a prática que utiliza a água, suas propriedades físicas (densidade, flutuabilidade, pressão hidrostática, refração e temperatura) e sua composição química, através de ingestão, envoltórios, banhos e compressas com o fim terapêutico.

Como funciona

Esta terapia pode utilizada tanto interna com externamente.

Uso interno

É feito através da ingestão de água mineral. Sabe-se que todos os seres vivos do nosso planeta necessitam de água para sobreviver. O corpo humano é formado em grande parte por este elemento. Manter a hidratação do organismo é fundamental para o seu bom funcionamento. Muitas dores podem ser amenizadas e até sanadas pelo simples hábito de beber água com frequência durante o decorrer do dia.

Uso Externo

É feito através de banhos de imersão parcial e completa, compressas e envoltórios, duchas, banhos de vapor. Essas modalidades provocam no organismo determinados efeitos que variam de acordo a modalidade escolhida, com a temperatura da água utilizada e o tempo de aplicação. O naturólogo, através do estudo da hidroterapia conciliado com o estudo do funcionamento do organismo humano de forma integral, pode auxiliar de forma eficaz nos desequilíbrios tanto físicos como emocionais, já que a água tem uma característica particular de atuar por ressonância diretamente nas emoções.

O elemento água está relacionado com as emoções, é determinante no desenvolvimento da harmonia, da felicidade, das relações com as demais pessoas, e no desenvolvimento da verdadeira liderança

(LISANTY, 2006, p.31)

Outra consideração importante com relação ao que foi citado anteriormente, é a relevância que tem esse elemento quando considera-se que todo o desenvolvimento humano gestacional se dá dentro da água, local onde se inicia toda a relação do ser com os sentidos. Daí a importância da utilização da água no resgate das memórias desta época, do início da vida.

Em ambos os tipos de utilização da hidroterapia (interna e externa) pode ser interessante observar as características químicas da água utilizada. Cada fonte de água mineral tem uma característica particular com relação a composição química da água que possui. Conhecendo-se as possíveis deficiências de minerais do organismo, é possível optar por determinada água mineral que possui em sua composição aquele elemento, ajudando assim a reposição do mesmo no organismo.

Histórico

A história da hidroterapia como modalidade utilizada data de milhares de anos e é possível que desde o inicio da existência humana na Terra ela tenha sido usada como forma de terapia.

Porém registros datados de 2400 a.C. sugerem que a cultura proto-indiana, os antigos egípcios, assírios e muçulmanos faziam uso das fontes minerais para prognósticos curativos. Hipócrates, Galeno e Celsus também utilizavam banhos em suas prescrições.

Somente em 1697, na Inglaterra, é que surgem algumas escassas publicações sobre a hidroterapia, que se consolida a partir de 1797 com publicações de James Currier, seguido de Vicent Preissnitz e Sebastian Kneipp.

 

logo

Florianópolis: (48) 3207-4051  |  (48) 9147-4109 |  (48) 9640-1222
Palhoça: (48) 3286-5440  |  (48) 9640-1222
Anápolis: (62) 8213-1313
Email: contato@vidapora.com.br
facebook twitter newsletter